Bob Wyatt

06 de maio de 2011, por Site Batera


Bandas tocando em casamentos são a primeira lembrança musical de Bob Wyatt.

Dos nove aos doze anos, Bob estudou as técnicas de caixa e de leitura rítmica com Robert C. Kennick, músico da Orquestra Sinfônica de Baltimore (EUA). ?Depois, estudei bateria com Chuck Memphis, do conservatório Peabody, em Baltimore. Aprendi as técnicas e a arte de tocar bigband com Mike Shepherd, na escola de música das forças armadas dos EUA?.
 
Bob Wyatt se recorda com exatidão dos métodos e livros que utilizou em sua formação. ?O primeiro método era do Haskell W. Harr. Depois, estudei nos livros de Benjamin Podemski e Moris Goldenberg?.
 
Bob cita, também, como métodos de sua formação, ?Independence for the Modern Drummer?, de Jim Chapin (Ed. Warner); ?Finger Control? (Warner Bros. Pubns, 2000), de Ray Burns & Lewis Malen; ?Four Way Coordination?, de Dahlgren and Elliot Fin (Enry Odlen Inc, Publication); ?New Directions in Rhythm?, de Joe Morello (Modern Drummer Publications, Inc.) e ?Stick Control & Accents and Rebounds?, de George L. Stone, (Stone Publications).
 
Mesmo reconhecendo a importância dos livros em sua formação musical, Bob valoriza ainda mais os relacionamentos que teve com seus professores Chuck Memphis e Mike Shepherd e com músicos mais experientes com quem tocou. ?Aprendi a pensar e a me comportar como profissional?.
 
O auto-didatismo é componente fundamental na formação de qualquer músico, na opinião de Bob Wyatt. ?No final do dia, somos todos auto didatas. Nossos professores podem mostrar o caminho, mas precisamos seguir viagem com nossos próprios pés. Acredito que músico é aluno vitalício. Precisamos assumir responsabilidade pela própria aprendizagem. Essa disciplina é nosso acompanhante pela vida inteira? 
 
Dos músicos com quem conviveu, Bob destaca três e explica por que: ?Com Chuck Memphis aprendi o valor de ser o músico mais completo possível; com Mike Shepherd aprendi como tocar com swing e com Maynard Ferguson aprendi a procurar excelência e consistência?.

Site: www.bobwyatt.net 

Fonte: http://www.musicosdobrasil.com.br

 

Veja também: Todas as biografias