Chris Coleman

10 de novembro de 2014, por Rafael Ferraz
Nascido no dia 6 de junho de 1976, como Christopher R. Coleman, em Saginaw, Michigan (EUA), Chris Coleman é baterista há quase 30 anos. Ele começou brincando de tocar bateria aos 2 anos, sentado no joelho de seu tio, na igreja. Ele viajava com seu pai e tios, que tocavam juntos em banda gospel. 

Obstinado a ser um grande batera, praticou incansavelmente em sua juventude. Ainda no colégio, ganhou vários prêmios em concursos e foi o 1º lugar como solista instrumental, durante três anos consecutivos. Em seguida ganhou os prêmios mais importantes em sua cidade natal "Music Appreciation Awards", com apenas 14 anos de idade. 

Durante os anos 90, começou a viajar por todo o país com vários grupos de gospel com Marvin Winans, Edwin Hawkins e Vanessa Bell Armstrong - acompanhando cada um em três bandas diferentes. Já tocando jazz e outros estilos, em 1999 se formou com honra em pós-graduação pela Drummer's Collective - onde atualmente é professor de bateria. 

Com bolsa de estudos para a Berklee School of Music, foi aceito na Manhattan School of Music, e recebeu recomendação de Ed Soph para lecionar no norte do estado do Texas - mas preferiu voltar para sua cidade natal e se dedicar ao ministério cristão em tempo integral. Logo ele se mudou para Cleveland, onde fez parte do corpo docente na Academia de Música Cristã. 

Em dezembro de 2001, Chris ganhou o National Drum Competition 2001, evento patrocinado pela Guitar Center que recebeu mais de 30 mil músicos concorrentes. Em seguida, já em Atlanta para mais estudos na  música, passou a dar algumas aulas e, além de seu ensino, manteve lotada sua agenda. Fez turnê com o Pastor Creflo A. Dollar, em ministérios de todo o país. 

Entre junho de 2002 e setembro de 2003, viajou para mais de 40 cidades em 3 países com a banda de louvor e adoração, "Israel e New Breed". Na lista da Billboard com hit #1 do CD e DVD "Live From Another Level", participou de várias gravações do evangelho, incluindo o bispo Eddie Long, William Murphy e outros ministérios. Também começou tocar no evento anual Drummers 4 Jesus (DFJ), em 2005 e 2006. 

Em junho de 2006 tocando R&B, acompanhou e promoveu a artista Rachelle Ferrell, inclusive nas turnês. Chris ainda lançou o DVD instrucional "Dynamic Drumming Vol. 3. Já no ano seguinte, passou a tocar nos shows da cantora Chaka Kahn, e em 2010, apareceu com grande sucesso no Festival Modern Drummer. 

Atualmente como baterista em carreira solo, em turnês internacionais de workshops e master classes, ele ainda acompanha o cantor Prince, N.K.O.T.B. e a Chaka Khan. Ele também já lançou pela DrumWorks Inc., seu material de estudo "Playing with Precision and Power". Hoje, o batera norte-americano ainda segue no DFJ.

Considerado um dos mais importantes e expressivos bateristas da atualidade, Chris Coleman vem pela primeira vez ao Brasil em novembro de 2014, com sua turnê de workshops. Na ocasião, Chris ministra suas oficinas de bateria, pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Roraima e Minas Gerais.



Comentários

Veja também: Todas as biografias