Marco Minnemann

24 de dezembro de 2013, por Editorial
Nascido no dia 24 de dezembro de 1970, o baterista Marco Minnemann é natural de Hanover, na Alemanha. Marco começou a tocar órgão com 6 anos e depois passou para a bateria e guitarra ao mesmo tempo, com a idade de 11. A fama de Marco como um dos bateristas mais talentosos começou quando o músico e compositor tinha 19 anos em Munique.

Minnemann é um baterista inovador com habilidades ecléticas que incluem composição, produção e engenharia, além de ser vocalista e multiinstrumentista, tocando guitarra, baixo e teclado. Tem diversas gravações solo e, inúmeras obras como sideman e produtor, trabalhando com Paul Gilbert (Mr. Big), Mike Keneally ( Frank Zappa), a cantora Nina Hagen, Udo Lindenberg, H-Blockx, Mike Keneally, Gianna Nannini, Garry Willis, The Family Kelly e muitos outros. 

Seu trabalho como autor de livros de percussão e bateria, juntamente com Rick Gratton trouxe três livros educacionais super premiados e diversos vídeos-aula que ganharam importantes prêmios. O mais recente, "Marco Telly", apresenta performances com artistas Mike Keneally (guitarra ), Bryan Beller (baixo) e o lendário Buddy Rich Big Band. Já o DVD instrucional Extrema Drumming foi publicado em 2003 pela Warner Brothers.

Minnemann, recentemente se mudou para os Estados Unidos e atualmente reside em San Diego, na Califórnia. Em abril de 2007 juntou-se à banda de metal alemão Necrophagist, e em outubro foi anunciado como membro da nova banda UKZ com Eddie Jobson (ex-Zappa), Trey Gunn (ex-King Crimson) e Alex Machacek (guitarrista virtuoso). 

No Rock Progressivo, foi sucesso com o power trio "KMB" (Keneally, Minnemann e Beller), que toca as músicas de álbuns solo dos três membros e também como baterista do "The Mike Keneally Band". Já no Trash Metal esteve em turnê mundial com a banda Kreator, em 2009. No Dream Theater, depois que Mike Portnoy deixou a banda, acabou em segundo lugar nas audições de teste de baterista. Gravou também para Andy Partridge do XTC, com Mike Keneally em 2012.

Além desses trabalhos de maior destaque, o baterista segue com seus projetos, produções com solos de bateria e duetos com Simon Phillips, Johnny Rabb e Alex Gonzalez, seu trio "The Aristocrats", com Guthrie Govan e Bryan Beller 

Com Steven Wilson, tocou na turnê 2011-12, e gravou o álbum "The Raven". Tocou na turnê com sua banda "The Aristocrats", e como baterista de apoio na "Momentum Unstopable" tour 2013, do guitarrista e parceiro Joe Satriani. Recentemente foi destaque na edição de setembro de 2013 da revista Drum!, falando sobre os novos trabalhos, seus primórdios e como começou na música.

Comentários

Veja também: Todas as biografias