Paulo Braga

06 de maio de 2011, por Site Batera

Paulo Braga é conhecido como um inovador e pai da bateria moderna brasileira. Sua carreira musical e acompanhada por muitos bateristas brasileiros e estrangeiros.

Ele nasceu na Zona da Mata de Minas Gerais, em uma pequena cidade no coração do Brasil chamada Guarani. Cedo mudou-se para Belo Horizonte e depois para o Rio de Janeiro.

Por mais de três décadas ele gravou e se apresentou com as maiores lendas brasileiras, incluindo Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) com quem gravou e fez tours por quinze anos. Paulo mudou para Nova York em 1995 e continuou a marcar sua presença na cena Jazz Pop internacional com frequentes tours para Europa e Japão. Paulo gravou e tocou durante dois anos com um dos grandes saxofonistas de jazz, Joe Henderson. Com ele, gravou dois cds: Double Rainbow e Joe Henderson Big Band. Em Nova York teve encontros musicais com Pat Metheney, David Sanborn, Michael Brecker, Gil Gondestein e participou da banda All Star Band no Telonious Monk Institute of Jazz em Washignton DC com Eliane Elias, Naná Vasconcelos, Flora Purin, Airto Moreira e Lee Ritenoir.

O Paulo gravou alguns dos mais importantes álbuns da MPB como: Passarim, Inédito e Antonio Brasileiro de Tom Jobim; Bala com Bala, Montreaux ao Vivo e Elis Regina e Tom de Elis Regina; Milagre dos Peixes (no estúdio) e Minas de Milton Nascimento; From Tom to Tom de Toninho Horta. Mãos e Ivan Lins de Ivan Lins; sou Eu de Simone; Flor de Liz, Luz e Curumim de Djavan; e no primeiro álbum de Tim Maia, as músicas Primavera, Azul da cor do Mar, A Festa de Santo Reis, Sossego Do Leme ao Pontal, Coronel Antônio Bento entre outras. Em 2005, gravou o álbum Falando de Amor de Famílias Caymmi e Jobim., entre muitos outros.

Em 2004, foi lançado, em DVD, o Programa Ensaio, produzido pela TV Cultura, Elis Regina MPB Especial 1973, em que Paulo tocou junto de Luizão Maia e César Camargo Mariano.

Algumas gravações internacionais que Paulo fez foram:
Joe Henderson Double Raimbow e Joe Henderson Big Band
Don Byron Fine Line''.
Chuck Mangione The Feeling Back.
Uri Caine Uri Caine in Rio. (Paulo also co-produced this album)
Paquito De Rivera Paquito e New York Voices
Sadao Watanabi Butterfly e Elis
John Pizzarelli Bossa Nova
Eliane Elias Eliane Sings Jobim, Kiss By Nature, Dreamer e o ultimo que foi lançado este ano, 2006, chamado Around the City
Rosa Passos Amorosa Sony Music 2004
Prêmios vencedores de Grammy incluem: Yo-Yo Ma com Obrigado Brasil em 2004,
Paquito Rivera and the New York Voices, Grammy Latino 2003,
Joe Henderson com Big Band 1997, e
Tom Jobim com Antonio Brasileiro em 1995.

A partir de outubro de 2005, Paulo passou a dividir seu tempo entre Nova York e Brasil, começando um novo projeto com Paulo Jobim e Daniel Jobim que juntos formam O Jobim Trio e também esta trabalhando no seu segundo cd solo que será lançado até o final de 2006. Paulo lançou também, em 2003 seu cd solo, Grooveland, com composições próprias. Atualmente, ele tem feito vários shows com base nesse trabalho.

Em entrevista, a revista MODERN DRUMMER , PAT METHENY falou sobre seus bateristas favoritos que são Roy Haines, Jack Dejonette, Paul Wertico e Paulo Braga. Sobre Paulo Braga, Pat disse ter ficado surpreso da maneira que Paulo tocava Jazz (straight ahead). Disse também que Paulo foi responsável pela introdução, na bateria moderna , das influencias das escolas de samba.

 

Veja também: Todas as biografias