Travis Barker

14 de novembro de 2013, por Editorial
Travis Landon Barker nasceu dia 14 de novembro de 1975, em Fontana, cidade do estado norte-americano da Califórnia, no Condado de San Bernardino. Começou na bateria com quatro anos de idade, incentivado por sua mãe, que morreu de câncer antes de Travis começar seu primeiro dia de aula de música. Baterista e percussionista, também toca teclado e piano, é compositor, produtor musical, designer de moda e já até participou de reality show nos EUA. 

Tem influências de bateristas como Stewart Copeland, Tommy Lee, Ringo Starr e Keith Moon. Com estilo arrojado e agressivo de tocar, Travis foi considerado o melhor baterista do mundo no final da década de 90, e eleito por cinco revistas especializadas como o melhor baterista da década. Ficou conhecido como baterista, principalmente na banda Blink-182. Também tocou com +44, Paul Wall, Expensive Taste, Transplants, Box Car Racer, The Aquabats, Queens of the Stone Age, Avril Lavigne, Idiot Pilot, The Game, DJ AM e Soul Assassins.

Tem inúmeros projetos paralelos de vários gêneros musicais além do punk rock, especialmente o hip hop. Com interesses fora do Blink-182, participa de vários projetos, incluindo as bandas Box Car Racer e Transplants, uma mistura de hip hop e punk rock, entre outros. Trabalhou em álbuns de artistas e grupos como "Black Eyed Peas" e "Pink", além de participações em músicas de Avril Lavigne e ainda faz diversos remix. 

No final de 2006 lançou o primeiro álbum da banda "+44", com Mark Hoppus, e também se juntou à Paul Wall e Rob Aston para formar o "Expensive Taste". Tocou com os rappers "Busta Rhymes", "Drake", e "Lil Wayne", além do grupo Slaughterhouse. Em 2010, foi o baterista no show de "Eminem", em Los Angeles, e um ano depois lançou seu primeiro álbum solo, em março de 2011, "Give The Drummer Some", que mistura punk com hip hop e com várias participações.

Tem uma série de negócios ligados ao seus interesses musicais. Criou a "Famous Stars and Straps", uma linha de roupas e acessórios ligados a skate e moda Street. Também fundou a gravadora "LaSalle Records", e se arriscou na gastronomia como dono do restaurante "Wahoo's Fish Taco", em Norco, Califórnia (EUA). Desenvolveu o tênis da marca DC Shoes batizado de Remix, fez parcerias com marcas de acessórios e instrumentos musicais, onde desenvolveu uma linha de produtos com o seu nome.

Barker estava gravando o álbum solo quando sofreu um acidente de avião no dia 20 de setembro de 2008, em Columbia, na Carolina do Sul. É um dos dois sobreviventes da queda do avião que matou a piloto Sarah Lemmon, o co-piloto James Bland, seu agente Chris Baker e seu segurança pessoal Charles Still. Para se recuperar do acidente, passou por 16 cirurgias e quase teve que amputar um pé.

Hoje vive normalmente com a sua carreira musical, mas não viaja mais em aeronaves, por trauma e medo. Em setembro de 2010, lançou o primeiro single do seu álbum solo, chamado "Jump Down". Em 2012 Travis teve que viajar de navio para fazer uma turnê Europeia. O site oficial do baterista Travis Barker é no endereço www.travisbarker.com

 

Comentários

Veja também: Todas as biografias