Vinny Appice

13 de setembro de 2013, por Editorial
Nascido no Brooklyn, em Nova Iorque, dia 13 de setembro de 1957, o baterista Vincent "Vinny" Appice sempre teve contato com música em sua casa. Começou a tocar aos 9 anos com o mesmo professor de seu irmão Carmine Appice, que também é baterista famoso por tocar com King Kobra, Jeff Beck e outros. 

Em 1976, Vinny tocou e gravou três álbuns com Rick Derringer. Em 1977 formou a Axis e, em 1980, entrou no Black Sabbath após a saída de Bill Ward, na turnê do álbum Heaven And Hell. Vinny saiu do grupo com Ronnie, em 1983, com quem entrou na banda de Dio - carreira solo do vocalista Ronnie James Dio. Gravou o álbum Holy Diver. Ainda com Dio, fez outros clássicos como "The Last In Line", "Sacred Heart", "Intermission" e "Dream Evil". Saiu da banda em 1990 e foi para World War III, com quem gravou um disco.

Em 1992, o Sabbath volta à formação de 1980, e grava o disco "Dehumanizer" - considerado o mais pesado de toda a história deles. Em seguida, em 1993, Vinny e Dio se juntam mais uma vez para gravar o "Strange Highways" e fazer a turnê do disco. Nessa mesma época conhece John Lennon, na Record Plant Studios, e grava com o ex-Beatle três vídeos - clipes lançados no "The John Lennon Video Collection", em 1994, mesmo após anos de sua morte.

Em 1996, Vinny e Dio, gravam o dico "Angry Machines" e fazem turnê com shows na Alemanha e Chicago em 1997, mesmo com o álbum sendo lançado um ano depois. No mesmo ano, o Black Sabbath lhe oferece o posto de batera para uma turnê na Europa, depois de 20 anos sem tocarem juntos. Foi a primeira vez em que Vinny tocou no palco com Ozzy. Em 1999, é convocado para um turnê e substitui o até então baterista oficial Bill Ward, que na época tinha problemas de saúde .

Em 2005 aparece em gravação de rap e em 2009 em shows com o Sin City Sinners. Ainda antes da morte de Dio, em 2010, gravou The Devil You Know. Seu último projeto foi a banda Kill Devil Hill, com Rex Brown, ex- Pantera e Down, a guitarra de Mark Zavon e o vocalista Dewey Bragg. Atualmente participa de shows do seu irmão, Carmine, e com o vocalista Paul Shortino, e também tocou na banda Big Noize. Por último, em janeiro deste ano, a banda italiana Martiria anunciou que Vinny Appice irá gravar as faixas de bateria do novo álbum, com lançamento previsto para o final de 2013.
 
 
Baixe aqui o play along desta música
 

Comentários

Veja também: Todas as biografias