Técnica para os pés

12 de maio de 2011

Introdução

Dentre as várias técnicas para os pedais, vamos começar estudando o Heel Down e o Heel Up.

É bom lembrar que no estudo dos pedais, vamos observar toda a movimentação das articulações e músculos dos pés, tornozelos, panturrilhas, joelhos, pernas, etc., da mesma maneira que prestamos atenção aos pulsos, braços e antebraços no estudo das mãos. Um bom resultado, somente poderá ser obtido com o trabalho em conjunto de todas as partes.

O pé deve ficar sempre em contato com o pedal, caso contrário você vai perder o controle sobre ele.

Heel Down

Literalmente, Heel Down quer dizer calcanhar para baixo, ou seja, vamos tocar com o pé totalmente apoiado na sapata do pedal. Esta técnica permite um maior controle e fineza dos movimentos. Em compensação, os músculos se cansam com mais facilidade. É uma técnica que exige bastante resistência.

O Heel Down é geralmente utilizado quando precisamos tocar em dinâmicas mais suaves.


Antes de iniciar o exercício, esteja certo de que você está numa posição confortável em relação ao pedal, com o banquinho ajustado na altura em que você se sente relaxado e verifique se sua coluna está reta.

Acertado isso, vamos aos exercícios.


Exercício 1

Toque as semínimas no bumbo num andamento lento, percebendo os movimentos do pé e da perna e observando o rebote do batedor do pedal. Procure usar sempre a mesma intensidade para todas as batidas.

Exercício 2

O mesmo que o exercício anterior, porém com colcheias.

 

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