Instrumental Sesc Brasil: Jazz, ritmos do Brasil e Música do Mundo

28 de fevereiro de 2015, por Rafael Ferraz
Há mais de 20 anos recebendo apreciadores da música instrumental e o público da MPB, jazz e suas vertentes, o Instrumental Sesc Brasil divulga as atrações da programação de shows gratuitos entre os dias 2 e 30 de março. As apresentações de Tim Berne's Snakeoil, Mutrib, Max de Castro e Lupa Santiago e Paulo Braga no Sesc Consolação, acontecem de segunda-feira, sempre às 19h.
 
 
No dia 2, o cantor, compositor e produtor carioca Max de Castro interpreta o sambalanço do arranjador e maestro Érlon Chaves, parceiro de Wilson Simonal nos anos 60, na mistura do pop, samba e suingue. Com Max de Castro no violão e guitarra, a banda conta com Marcio Forte na percussão, o baterista Bruno Marques, Robinho Tavares no baixo, Marcelo Maita no teclado, e o naipe de metais com Sidmar Vieira no sax, Devanilson no trombone e o trompetista Josué.
 
(Foto: Yuri Pinheiro) 

Na semana seguinte, dia 16, a programação reúne dois importantes nomes da música instrumental brasileira e da educação musical no país, juntos pela primeira vez no disco N101. O trabalho é assinado pelo guitarrista Lupa Santiago e pelo pianista Paulo Braga, com repertório de composições autorais dos dois artistas, carregadas de ritmos brasileiros
 
(Foto: Divulgação) 
 
Já na segunda-feira, dia 23, o grupo Mutrib usa instrumentos típicos de outras culturas para uma grande viagem musical que vai do Magreb, na região 'arabizada' ao norte da África -- Egito, Tunísia, Marrocos -- atravessando a Turquia, Palestina, Síria, e Israel, até o Leste Europeu -- Albânia, Grécia, Macedônia, Romênia e Bulgária

O Mutrib é formado por Gabriel Levy (acordeom), Mário Aphonso III (sax alto, tenor, flauta, ney, nay e kaval), Beto Angerosa (derbak, bendir, caixa e efeitos), Valéria Zeidan (daff, frame-drums, bendir e castanholas marroquinas), Éder 'O' Rocha (davul), Deivid Peleje (tuba), Luciano Khatib (cajon), Ian Nain (saz, alaúde), Francis Mehmet (bodhran, frame-drums), Fernando Mumu (trombone).
 
(Foto: Éder Medeiros) 

Compositor e solista de jazz, o saxofonista Tim Berne se apresenta dia 30 de março. Há mais de três décadas trabalhando como bandleader, Berne colaborou com músicos como Bill Frisell e John Zorn. Atualmente no grupo Snakeoil, apresenta um jazz contemporâneo que tem evoluído para o que ele chama de "densidade transparente" -- sofisticado, com detalhes e espontaneidade.

Com 4 anos de existência, Snakeoil tem Tim no sax, Matt Mitchell (piano), o baterista e percussionista Ches Smith e Oscar Noriega (clarinete), se apresenta na Europa, Canadá, EUA e gravou dois discos: o primeiro, homônimo, de 2011, e Shadow Man, lançado em 2013. 
 
(Foto: Divulgação) 
 

SERVIÇO:

Instrumental Sesc Brasil
Data: Segundas-feiras, de 2 a 30 de março
Horário: Às 19h
Local: Sesc Consolação
Endereço: Rua Doutor Vila Nova, 245 - Vila Buarque, Centro/ São paulo (SP)
Ingresso: Entrada gratuita
Informações: (11) 3234-3000 | http://www.sescsp.org.br/consolacao

Veja também: Notícias recentes | Pesquisar notícias | Todas as notícias

Comentários