Duvidas de uma Iniciante em Bateria e Musica |
Responder
|
Página <12 |
| Autor | ||||
dwdwdw
Seniors
Registrado: 12/09/09 Localização: sp Status Online: Offline Mensagens: 1575 |
Citação de Resposta
Tópico: Duvidas de uma Iniciante em Bateria e MusicaEnviado: 05/02/10 em 22:30 |
|||
falo pouco , mais falo bonito ehehehe
|
||||
![]() |
||||
guiamericano
Seniors
Registrado: 26/07/09 Localização: Brasília Status Online: Offline Mensagens: 754 |
Citação de Resposta
Enviado: 06/02/10 em 06:46 |
|||
por favor, não faça NADA que o dwdwdw falou! dwdwdw, cara, não é perseguição, mesmo, mas é que dessa, vc errou em tudo o que vc falou cara. como a teoria musical não é importante?? como poderíamos executar viradas em compassos ímpares, sem antes estudar? como poderíamos olhar pra cara de alguma pessoa que te entrega uma partitura com algum exercício ou rudimento, sem saber o que ao menos é a breve até a semifusa (ok, a breve foi "extinta"); como poder estudar exercícios de bateristas famosos, para poder executar seus tão trabalhosos rudimentos, se quando escrito num livro vc não sabe nem ler... o estudo faz falta na vida de muitos músicos, um músico sem teoria é um músico incompleto. tudo o que vc puder acrescentar em seu conhecimento de positivo e teórico (como prático) é sempre bem vindo. COMO OS MÚSICOS REGISTRARIAM SUAS MÚSICAS SE NÃO SOUBESSEM TEORIA?? não tem lógica, NADA o que vc falou, desculpa. não tem como analisar uma música profundamente sem saber um mínimo de teoria, um músico sem conhecimento musical, é um músico superficial, limitado. e bom, "bumbocaixatom" tem um jeito fácil de entender esse esquema do 4/4, mas antes é bom arranjar um professor, já arranjou um? pra vc aprender as figuras rítimicas, e suas intensidades.no 4/4 o número de cima, vai indicar o número de tempos que vc terá no compasso, e o número de baixa, a nota que vai comandar um tempo inteiro, como no caso de 4/4 uma semínima, então são 4 tempos de semínimas, se fosse 4/8 seria 4 tempos de colcheias, e assim vai, é o jeito mais fácil de se explicar, e é bom vc estudar para sempre adquirir conhecimento, e sempre poder se aprofundar nesse mar teórico que a música nos dá, para poder sempre arranjar algo novo, e poder trabalhar. não tente ser um pouco de bom em tudo, e sim, MUITO bom em tudo! os rocks progressivos são em tese muito quebrados sim, mas as vezes essa quebra é aquele compasso ímpar, que soa estranho aos nossos ouvidos pela popularização do compasso redondo e metronímico 4/4 que é frequente na marioria das músicas, pelo menos, eu acho isso, e acho que é por isso que achamos estranho, porque se a maioria das músicas que tivessem sido feitas até hoje fosse 5/4 nós não acharíamos estranho, certo? espero ter ajudado, seja bem vindo ao fórum, e fique a vontade para perguntas a galera que perguntou da intensidade das notas e etc... vou tentar explicar aqui ok? quero ajudar! já até dei aula disso uma vez é muito legal, vejam;bom, toda nota tem que ter uma intensidade concordam? por exemplo, uma nota tem que durar um certo tempo, pra uma outra ser tocada. e pra essas durações foram criadas figuram rítimicas que vão determinar o tempo que essas notas vão durar! então, naquele lugarzinho de fora do compasso, a gnt vê aqueles númerozinhos né? x/y que a gnt nunca entende nada, mas então, aquilo tem uma explicação, como eu disse aqui em cima! num compasso x/y por exemplo. o x: vai determinar o número de tempos que vai se ter no compasso, por exemplo, num compasso 4/4 vc vai ter 4 tempos! o y: vai determinar a figura rítmica que vai "comandar" os tempos que são tocados; por exemplo, num compasso 4/4 quem vai comandar vai ser a semínima, que equivale a 1/4 da semibreve, que é a maior nota de duração! porque vai tudo sendo dividido! "mas então não era pra semínima valer 1/2? se a semibreve é a figura rítmica de maior duração?" não! a mínima vale 1/2! e na verdade a figura que dura mais tempo, é a breve, mas ela foi extinta, pela sua duração extensa! então, sendo que ela vale 1 tempo inteiro, a semibreve vai valer metade desse tempo; a mínima 1/2 (da semibreve) a semínima 1/4 (da semibreve); a colcheia 1/8(da semibreve); a semicolcheia 1/16(da semibreve); a fusa 1/32(da semibreve); e a semifusa 1/64(da semibreve)! sacaram?? então esse é o macete! o número de cima vai ser o número de tempos, e o de baixo a figura que vai comandar os tempos! por exemplo, se fosse um compasso 5/8, qual comandaria? a colcheia! olha lá em cima, ela não vale 1/8 do valor da semibreve? então, 8 aí vc já lembra! que é 1/8, e 1/8 é a colcheia! entenderam? espero ter ajudado! aqui vai um quadro com as figura rítmicas pra entenderem melhor ![]() com as pausas! (que é o valor negativo, ou seja quando a nota não for tocada) ![]() abração galera! qualquer coisa que não entenderem, vcs me gritam que eu tento explicar! ![]() Editado por guiamericano - 08/02/10 em 23:07 |
||||
|
||||
![]() |
||||
ricardo ayala
Seniors
Registrado: 14/12/09 Localização: Brazil Status Online: Offline Mensagens: 737 |
Citação de Resposta
Enviado: 06/02/10 em 15:01 |
|||
|
excelente explicaçao guia americano! recordei alguns lances agora!
|
||||
|
www.engenheirosdohawaii.com.br/
|
||||
![]() |
||||
dwdwdw
Seniors
Citação de Resposta
Enviado: 06/02/10 em 16:48 |
|||
|
ow , vcs desintegraram esse tópico né , não toco mais só de ouvido , estudo p caramba bateria e concordo que o que eu falei aí é tudo MERDA , se algum iniciante ver aquele tópico de cima finja-se de cego , tem muita porcaria escrita lá , mais cara querer que ela entenda semi-fusa agora é sacanagem rsrsrsr , o que se mais usa é colcheia e semi-colcheia estuda bem essas duas que elas são pelo menos 80% dos grooves simples um pouco mais caprixados que o tumtatumtumtumta , mas vê antes coisas em semínima (se vc quiser coisas mais fáceis)
|
||||
![]() |
||||
denismiranda
Experts
Citação de Resposta
Enviado: 06/02/10 em 19:14 |
|||
|
Gui, só uma coisinha errada:
"por exemplo, se fosse um compasso 5/8, qual comandaria? a colcheia! olha lá em cima, ela não vale 1/8 do valor da breve? então, 8 aí vc já lembra! que é 1/8, e 1/8 é a colcheia! entenderam?" Os compassos de unidade 8 (6/8; 9/8 e 12/8) são os compassos compostos. O "8" na parte de baixo da fórmula de compasso equivale a semínima pontuada. Mas isso aí já é outra história um pouco mais complexa. Ah, nem todo compasso com unidade de tempo é composto, mas aí é uma oooooooooutra história que nem eu aprendi direito hehehe Pra entender "melhor", a unidade de tempo do compasso composto (1 tempo) equivale a 3 colcheias (mas não são 3 colcheias, é 1 semínima pontuada). Exemplo: 1º - Compasso Simples 2/4 2º - Compasso "Composto à partir do 2\4", que é o 6/8. ![]() Sérgio, malandro? Abraço! Editado por denismiranda - 06/02/10 em 19:15 |
||||
|
NÃO TENHO UMA STARCLASSIC, MAS TENHO UMA ESTANTE ROBUSTA PRO RIDE UNANIMIDADES: NINGUÉM VAI COM A CARA DO DENIS E TODO MUNDO CURTIU A SPIRIT |
||||
![]() |
||||
guiamericano
Seniors
Registrado: 26/07/09 Localização: Brasília Status Online: Offline Mensagens: 754 |
Citação de Resposta
Enviado: 06/02/10 em 19:51 |
|||
aí denis! concordo plenamente com vc meu caro! mas tem uma coisa... o compasso que disse era 5/8, então a figura que comanda é a colcheia sim! porque se fosse a tal da semínima pontuada seria 5/6 porque olha, quando uma nota é pontuada, é ela mais a metade do seu valor né? então, se uma semínima vale 1/4, vai ser ela mais metade, do valor dela, que é uma colcheia, já que duas colcheia são o valor inteiro de uma semínima; então seria 1/4+1/2=1/6 e se a figura que comandasse o compasso 5/8 fosse a semínima pontuada, seria 5/6, sacou? mas aí como é 5/8 são 5 tempos de colcheias, porque o compasso não se trata de nenhuma sextina, nem tercina, sacou? ![]() e ah, valeu ressaltar, que mesmo na tercina são 6 tempos de colcheia sim, mas o problema é que 6 tempos de colcheias são uma semínima pontuada! então pode ser relativo , mas não tá erradoabração parceiro! te adicionei no msn, pra gente conversar melhor disso depois, hehe
Editado por guiamericano - 06/02/10 em 20:00 |
||||
|
||||
![]() |
||||
guiamericano
Seniors
Citação de Resposta
Enviado: 06/02/10 em 19:52 |
|||
valeu ricardo! estamos aqui pra ajudar uns aos outros, brigadão
![]() |
||||
|
||||
![]() |
||||
guiamericano
Seniors
Citação de Resposta
Enviado: 06/02/10 em 19:56 |
|||
desintegraram?? dorgas?? enfim, ô dwdwdw, uma coisa é entender a semifusa, outra coisa é aplicar ela! e dependendo do bpm é complicado mesmo, mas tem que ter um conhecimento dela sim! porque como eu disse, quanto mais vc se aprofundar no conhecimento, mais versátil vc vai ser! e outra, coisas em semínima não são teoricamente mais fáceis não! bota no metrônomo no bpm de 230, e aí eu quero ver vc tocar alguma coisa "fácil" em semínima! MUUUUITO relativo, MUUUITO mesmo! abração
|
||||
|
||||
![]() |
||||
denismiranda
Experts
Citação de Resposta
Enviado: 06/02/10 em 20:16 |
|||
Dae bichão! Então, eu "esqueci" (passei batidasso mesmo hahaha) de ressaltar que, até onde me foi ensinado, os compassos compostos, onde o "8" equivale a semínima pontuada, são aqueles tipo o 6 por 8. Para passar um simples para um composto basta: Multiplicar os tempos por 3 Multiplicar a unidade por 2 Exemplo: 2 x3 = 6 4 x2 = 8 Então o compasso onde 2 semínimas pontuadas completam o tempo, é o 6/8. (pra passar um "composto pro simples" e conferir se o compasso é composto, bas tafazer o contrário [tempos dividido por 3 e unidade dividida por 2. Se der certo, é composto. Se não, é simples] ) Me escapou na hora esse pequeno detalhe hahahaha Ah, a unidade de tempo "6" não existe. Pra usar a "8" como semínima pontuada, tem que fazer a conversão. Se você discordar, continuaremos a discutir aqui mesmo, pra todo mundo aprender! Mas já te add no MSN (eu nunca entro hehehehe) Abraço!
|
||||
|
NÃO TENHO UMA STARCLASSIC, MAS TENHO UMA ESTANTE ROBUSTA PRO RIDE UNANIMIDADES: NINGUÉM VAI COM A CARA DO DENIS E TODO MUNDO CURTIU A SPIRIT |
||||
![]() |
||||
guiamericano
Seniors
Citação de Resposta
Enviado: 06/02/10 em 20:30 |
|||
claro é melhor conversar por aqui mesmo! e pô, eu entendo porque vc confundiu toda vez que a gnt vê algo x/8 vem na nossa mente primeiramente 6/8 ![]() mas então, a unidade de tempo 6 não existe mesmo mas foi por isso que eu disse: ''seria 5/6'' porque eu tinha achado esquisito!bom, nada a discordar, nada a acrescentar! Abs. Editado por guiamericano - 06/02/10 em 23:42 |
||||
|
||||
![]() |
||||
FabioPinguim
Iniciantes
Registrado: 25/12/09 Localização: Rio de Janeiro Status Online: Offline Mensagens: 65 |
Citação de Resposta
Enviado: 08/02/10 em 09:28 |
|||
|
Devemos lembrar que todos somos diferentes...(hahaha..pareço o mestre Dámaso...)
Nem todos temos o melhor ouvido ou melhor leitura... Dependendo dos objetivos do músico, seu aprofundamento deverá ser proporcional às suas ambições e habilidades, principalmente se quiser se tornar um profissional requisitado. Tem uma frase que ouvi em uma palestra de um publicitário e que nunca mais me esqueci: "A criatividade vem da disciplina". Pensem a respeito. |
||||
![]() |
||||
Nandrummer
Seniors
Registrado: 09/12/07 Localização: São Paulo ,SP Status Online: Online Mensagens: 1688 |
Citação de Resposta
Enviado: 08/02/10 em 17:17 |
|||
Err...era pra ter uma mínima ali né... vc pulou da semibreve, pra seminima. Isso chama-se... dorgas! hahaha
É um bom jeito de pensar esse que vc explicou, mas no caso a seminima vale um 1/4 da semibreve , e não da breve, que nem existe mais, como vc mesmo disse.
Assim a colcheia vale 1/8 da Semibreve mesmo.
|
||||
![]() |
||||
paulinhodrummer
Iniciantes
Registrado: 08/02/10 Localização: mg Status Online: Offline Mensagens: 3 |
Citação de Resposta
Enviado: 08/02/10 em 21:24 |
|||
|
|
||||
![]() |
||||
guiamericano
Seniors
Citação de Resposta
Enviado: 08/02/10 em 23:03 |
|||
nossa cara... não acredito... DORGAS DORGAS! vou editar lá tô puto comigo mesmo que esqueci a mínima... não dei a "mínima" pra ela... mandei mal né? ![]() valeu cara por lembrar! abração
Editado por guiamericano - 09/02/10 em 01:44 |
||||
|
||||
![]() |
||||
guiamericano
Seniors
Citação de Resposta
Enviado: 08/02/10 em 23:07 |
|||
mas o que que isso tem a ver com o que a gente postou aqui?
![]() |
||||
|
||||
![]() |
||||
guiamericano
Seniors
Citação de Resposta
Enviado: 08/02/10 em 23:09 |
|||
opa cara! não sei se vc se referiu a mim, ou ao denis, ou ao nandrummer... mas se foi pra qualquer um dos três, eu falo pelos três... OBRIGADO hahahahaestamos aqui pra ajudar! Abs.
|
||||
|
||||
![]() |
||||
Nandrummer
Seniors
Registrado: 09/12/07 Localização: São Paulo ,SP Status Online: Online Mensagens: 1688 |
Citação de Resposta
Enviado: 09/02/10 em 01:24 |
|||
AHUAHUAHUAHUAHUAHAUAHUAHUA
Ri muito!
... To brincando, o erro foi menos feio que esse trocadilho. Editado por Nandrummer - 09/02/10 em 01:25 |
||||
![]() |
||||
guiamericano
Seniors
Citação de Resposta
Enviado: 09/02/10 em 01:45 |
|||
pô cara... ![]() ehaoiheiaheoihaihea, confesso que o trocadilho foi beeem ruinzinho mesmo
![]() |
||||
|
||||
![]() |
||||
guiamericano
Seniors
Citação de Resposta
Enviado: 09/02/10 em 03:19 |
|||
|
olha aí gente, criei um tópico com esse assunto, porque achei útil, já que não vi nenhum parecido aqui no fórum...
Abs.
|
||||
|
||||
![]() |
||||
dwdwdw
Seniors
Citação de Resposta
Enviado: 13/02/10 em 00:35 |
|||
|
PUTA MERDA ,esse tópico é de 2007
|
||||
![]() |
||||
denismiranda
Experts
Citação de Resposta
Enviado: 13/02/10 em 00:37 |
|||
SE FECHA AÊ RAPÁ! GARANTO QUE SE VOCÊ DESSE UMA LIDINHA NOS POSTS RECENTES, IA APRENDER BEM MAIS!
|
||||
|
||||
![]() |
||||
guiamericano
Seniors
Citação de Resposta
Enviado: 13/02/10 em 00:38 |
|||
[2]
|
||||
|
||||
![]() |
||||
Responder
|
Página <12 |
| Ir para | Permissões do Fórum ![]() você não pode enviar novos tópicos neste fórum você não pode responder os tópicos neste fórum você não pode deletar suas mensagens neste fórum você não pode editar suas mensagens neste fórum você não pode criar enquetes nesse fórum você não pode votar enquetes nesse fórum |