Parte 1
O famoso Stick Control, de George Lawrence Stone, editado pela primeira vez em 1935, continua sendo, ainda hoje, um dos mais importantes livros para bateria, mesmo não sendo dirigido especificamente para o instrumento.
Seus exercícios foram criados para o estudo da caixa, mas podemos aplicá-los em diversas situações para a bateria toda, como veremos a partir deste artigo.
Exploraremos somente as três primeiras páginas de exercícios do Stick Control, onde vemos uma série de 72 exercícios chamados de Single Beat Combinations (Combinações de Toques Simples). Esses exercícios trabalham com as possíveis combinações entre as duas mãos, representadas pelas letras
R (right - direita) e L (left - esquerda). Para nós, falantes da língua portuguesa, usaremos as letras D e E.
É importante entendermos que os 72 exercícios propostos podem ser agrupados, conforme as combinações usadas. Isso facilita muito o entendimento, o aprendizado e até a memorização.
De início, trabalharemos com as 8 primeiras combinações. Veja abaixo:
1- D E D E
2- E D E D
3- D D E E
4- E E D D
5- D E D D E D E E
6- D E E D E D D E
7- D D E DE E D E
8- D E D E E D E D
A combinação número 5 é conhecida como SINGLE PARADIDDLE, ou simplesmente PARADIDDLE. As combinações seguintes (6, 7 e 8) são versões do Single Paradiddle e se chamam, respectivamente, INWARD PARADIDDLE, REVERSE PARADIDDLE e OUTWARD PARADIDDLE.
Nesses três exemplos, vemos a mesma seqüência DEDD EDEE, só que começada em pontos diferentes.
Na palavra paradiddle , se dividida por duas, encontramos para , que significa dois toques alternados (DE ou ED) e diddle , dois toques repetidos (DD ou EE). A técnica usada para executarmos os toques repetidos vai variar conforme o andamento (toque simples para andamentos lentos ou médio ou duplo, para andamentos rápidos).
Importante que se estude as combinações levando-se em conta o que podemos chamar de células, os pequenos grupos de quatro toques. Uma vez dominadas essas células, fica muito mais fácil executar as combinações posteriores.
Como exercícios iniciais, pratique as 8 combinações com o auxílio de um metrônomo. Inicialmente corresponda cada toque a uma semínima, ou seja, todos os toques juntos com os toques do aparelho. Depois faça como colcheias, semicolcheias etc. Os exercícios podem ser feitos também só com os pés. Veja abaixo.

Experimente depois fazer os exercícios, combinando mãos e pés. Veja abaixo.

Pratique tudo em diferentes andamentos, atento à eqüidistância e intensidade dos toques. Repita cada exercício diversas vezes, antes de passar ao próximo.
Antes de terminar, não poderia deixar de agradecer ao meu amigo e aluno Maggiolo por tudo que tem feito por mim e pela arte de tocar bateria.
Para comentários, sugestões e dúvidas, escreva para sergioconforti@hotmail.com