Seja bem vindo ao Batera.com.br. [Login]
Skip Navigation LinksPágina Inicial » Workshops » Rudimentos Aplicados na Bateria - Parte 2

Double Paradiddle, Flam e Flam Tap

Embora seja importante praticar os Rudimentos na caixa ou num Pad, aplicá-los à bateria nos dá mais opções para expandirmos nossa criatividade e descobrirmos alguns ritmos interessantes.

Na primeira parte desta série vimos algumas maneiras de adaptar o Single Stroke Roll, Double Stroke Roll, e o Single Paradiddle à bateria. Nesta parte veremos algumas idéias de como aplicar outros três Rudimentos básicos à bateria.

Double Paradiddle

Aqui vão algumas sugestões de como você pode aplicar o Double Paradiddle pelo seu kit todo. Note que a manulação do Double Paradiddle se completa a cada 3 compassos. Para criar um padrão de 4 compassos você deve adicionar mais um grupo de semicolcheias ao padrão.

Nota: Pratique também começando com a mão esquerda.

Instruções: toque o padrão acima das seguintes formas:

1. Na caixa ou num tambor, como está escrito;
2. Toque todas as notas acentuadas num tambor e todas as notas não acentuadas na caixa;
3. Toque todas as mãos direitas junto com o bumbo e todas as mãos esquerdas na caixa ou tambores;
4. Toque todas as mãos direitas no prato e bumbo simultaneamente e todas as mãos esquerdas na caixa ou tambores;
5. Toque o primeiro acento da mão direita num tom e o segundo acento (da mão direita) no surdo. Aí toque o próximo acento com a mão esquerda (o terceiro acento) num tom e o próximo acento com a mão esquerda (o quarto acento) no surdo. Repita este mesmo padrão até o final do quarto compasso. Isso resultará num padrão cruzando as baquetas.
6. Crie suas próprias maneiras de aplicar o Double Paradiddle na bateria.

Flam

O Flam é obtido pela combinação da apogiatura e da nota principal (semínima, colcheia, etc). Os Flams são sempre nomeados baseando-se na nota principal. Por exemplo, se a nota principal é executada com a mão direita o Flam será um Flam Direito e se a nota principal é executada com a mão esquerda o Flam será um Flam Esquerdo.

Há dois tipos de Flams: Standard Flams e Flat Flams. Os Standard Flams são obtidos tocando-se uma apogiatura antes (o mais próximo possível) da nota principal, o que produz dois Taps que são tocados bem próximos um do outro. O primeiro Tap é fraco e o segundo é forte. Isso é obtido deixando a baqueta próxima da pele nas notas fracas e, nas notas fortes, levantando a baqueta uns 30 cm.

Os Flat Flams, embora não façam parte dos 26 (ou 40) Rudimentos, são largamente usados na bateria. Eles são obtidos tocando-se as duas baquetas no mesmo tempo e com a mesma força em diferentes peças da bateria. Por exemplo, mão direita no surdo e mão esquerda na caixa.

Ouça aqui a diferença entre:

Standard Flams e Flat Flams

Pratique os exemplos abaixo com os dois tipos de Flam (Standard Flams e Flat Flams).

Nota: Pratique também começando com a mão esquerda.

Instruções: toque o padrão acima das seguintes formas:

1. Na caixa ou num tambor, como está escrito;
2. Tocar todas as apogiaturas na caixa e as notas principais nos tambores;
3. Tocar todas as apogiaturas na caixa e as notas principais nos pratos ou chimbal;
4. Toque todas as mãos direitas junto com o bumbo e todas as mãos esquerdas na caixa ou tambores;
5. Toque todas as mãos direitas num prato e bumbo simultaneamente e toque todas as mãos esquerdas na caixa ou tambores;
6. Crie suas próprias maneiras de aplicar o Flam na bateria.

Flam Tap

Embora muitos bateristas não dêem atenção ao Flam Tap, ele soa muito bem quando é aplicado na bateria. Veja algumas idéias de como fazer isso.

Nota: Pratique também começando com a mão esquerda.

Instruções: toque o padrão acima das seguintes formas:

1. Toque como está escrito, na caixa, tambores ou pratos;
2. Tocar todas as apogiaturas na caixa e as notas principais nos tambores;
3. Tocar todas as apogiaturas na caixa e as notas principais nos pratos ou chimbal;
4. Toque todas as mãos direitas junto com o bumbo e todas as mãos esquerdas na caixa ou tambores;
5. Toque todas as mãos direitas num prato e bumbo simultaneamente e toque todas as mãos esquerdas na caixa ou tambores;
6. Crie suas próprias maneiras de aplicar o Flam Tap na bateria.

Isso vai manter você ocupado por pelo menos uma semana. Estes exercícios representam simplesmente minha visão de como aplicar os Rudimentos na bateria. Sinta-se à vontade em modificar as combinações e experimentar suas próprias idéias.

Até a próxima.

Copyright © 2002 by TigerMix.com, Inc. All Rights Reserved.
Reprinted with permission from Tiger Bill Meligari